Bem-estar docente: Estratégias práticas para cuidar de quem cuida turma T1
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial; Educadores de Infância;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial; Educadores de Infância;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Identificar os principais fatores de risco e proteção no bem-estar docente; 2. Explorar estratégias práticas de autocuidado, autorregulação e foco emocional; 3. Promover a valorização da missão educativa e o fortalecimento do sentido de pertença.
Conteúdos
1. Stress docente: causas, sinais de alerta e mecanismos de defesa; 2. Técnicas simples de autorregulação (respiração, pausas conscientes, reestruturação cognitiva); 3. Identificação de forças pessoais e recursos de resiliência, comunicação assertiva e gestão de relações no ambiente escolar.
Anexo(s)
Formador
Carla Maria de Almeida Matos e Frias
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |