264

Pequenos Comunicadores: Estratégias para o Desenvolvimento da Comunicação turma T1

Destinatários

Educadores de Infância;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância;.

Objetivos

1. Desconstruir mitos e crenças sobre a Terapia da Fala e sobre o desenvolvimento linguístico; 2. Compreender e diferenciar o desenvolvimento típico e atípico da comunicação, linguagem e fala, contribuindo para a aplicação de estratégias específicas e diferenciadoras; 3. Dotar os docentes de conhecimentos teóricos e práticos com vista a um rastreio precoce das dificuldades de comunicação, linguagem e fala durante a primeira infância.

Conteúdos

1. Conceitos base, marcos de desenvolvimento e sinais de alerta; 2. Consciência fonológica: conceito, interações e desenvolvimento; 3. Pré-requisitos para a aprendizagem da leitura e da escrita e entraves ao desenvolvimento comunicativo/linguístico/fala.

Anexo(s)

afcd_1-cartaz1.pdf

Formador

Alexandrina Maria Duarte de Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-10-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
2 22-10-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
Início: 15-10-2025
Fim: 22-10-2025
Acreditação: AFCD 01/2025-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Escola Secundária da Gafanha da Nazaré