
“Seminário Nacional Construir, Cuidar, Aprender - Vozes que Curam para além do silêncio” turma T1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Consolidar as competências dos docentes e não docentes na escuta ativa, comunicação empática e construção de vínculos educativos seguros e significativos; 2. Potenciar o papel dos professores como mediadores de bem-estar, inclusão e coesão relacional em contextos escolares diversos; 3. Refletir sobre o impacto do Plano de Prevenção AgEI (2022-2025) e projetar práticas sustentáveis de prevenção e intervenção na cultura organizacional da escola.
Conteúdos
1. O papel da escuta ativa, da empatia e da comunicação não violenta na prevenção do bullying e no reforço da segurança emocional; 2. A voz como elemento identitário, relacional e transformador nos contextos educativos: práticas, testemunhos e evidência científica; 3. Estratégias para consolidar uma cultura escolar inclusiva, promotora de bem-estar, pertença e justiça relacional.
Anexo(s)
Formador
Hugo Alexandre Santos Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-06-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 28-06-2025 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |